quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Turismo Rural de Lousada - as casas

LOUSADA – apresentação do concelho

Com uma população a rondar os 45 mil habitantes, na sua maioria jovens, distribuídos por cerca de 95 Km2, o Concelho de Lousada dista 35 km do Porto, a cujo distrito pertence, e reúne virtudes para uma estada agradável.
O Concelho de Lousada é dotado de uma assinalável riqueza a nível de recursos naturais, do património arquitectónico, da cultura e das tradições.
Já em séculos anteriores, Lousada demonstrou ser uma região de grande riqueza, e a prova disso são as grandes casas e quintas senhoriais que remontam aos séculos XVII e XVIII, a época áurea da aristocracia rural.
Mas Lousada é também um concelho rico em monumentos. Assim, destacam-se as Igrejas Românicas de Meinedo e Aveleda, a Igreja de Pias com o seu campanário e tabela de incêndios, as pontes de Vilela, de Espindo e da Veiga, a Torre dos Mouros em Vilar do Torno e Alentém, o aqueduto de Nevogilde, o Povoado pré-romano (com ocupação até ao séc. V d. C.) e o Pelourinho da Vila.
Aliada às festas e romarias que durante todo o ano proliferam pelas 25 freguesias e que têm o seu apogeu no último fim-de-semana de Julho, com as Festas do Concelho em Honra do Senhor dos Aflitos, podemos contar com as delícias da gastronomia local, a doçaria regional, o tão famoso vinho verde e uma grande diversidade de produtos artesanais que têm nos bordados a sua maior expressão. A tecelagem em linho, a cestaria, a latoaria e os trabalhos em madeira são outros exemplos do vasto leque de actividades que compõem o artesanato local.
E sendo Lousada um Concelho de afincadas tradições rurais, é legítimo que este Município se empenhe na preservação das artes e ofícios ligados à produção agro-pecuária e do artesanato, na rentabilidade destas actividades e na sua promoção e valorização como forma de desenvolvimento e dinamização rural.
Neste sentido, a autarquia tem trabalhado em colaboração com entidades privadas ligadas ao sector turístico, nomeadamente Casas de Turismo em Espaço Rural e restauração, no sentido de um maior impulso e de uma crescente qualidade das unidades existentes.
Deste esforço resultou já a criação da Rota Gourmet e Rota dos Petiscos.
A degustação dos vários produtos da região, nomeadamente vinhos, queijos, doces regionais, compotas, enchidos e o pão caseiro, proporcionam oportunidades inigualáveis de divulgação do turismo, dos usos e costumes e dos sabores da nossa terra, bem como de valorização das diversas potencialidades do Concelho e consequentemente da identidade cultural local.
CASA DE JUZAM
A Casa de Juzam é uma antiga casa senhorial restaurada para habitação com uma criteriosa e cuidada adaptação para alojamento de hóspedes e para acolhimento de eventos seleccionados. Um equipamento onde há um diálogo subtil entre os ambientes tradicionais e contemporâneos.Oferece ao visitante o cenário tranquilo, acolhedor e rústico, de ares absolutamente saudáveis - de um local que conserva as características agrícolas do Minho - apenas a 40 Km do Porto.Dispõe de 6 quartos duplos com banho privativo, sala de jantar, salas de estar e de jogos, magníficos jardins e piscina.
A Casa de Juzam é uma propriedade murada com cerca de 1,5 ha. localizada na encosta SE da Serra de Santiago.Para além das dependências destinadas ao alojamento dos hóspedes dispõe de várias salas e de estar e de jogos, zonas de lazer e amplo jardim com piscina, que se estende pelas zonas da horta, pomar e criação de animais.
Na vizinhança da Casa é possível efectuar passeios a pé ou de bicicleta desfrutando de uma paisagem rural envolvente com excelentes vistas sobre os vales dos rios Mesio e Sousa. Na freguesia, e no resto do concelho, são abundantes os locais de interesse etnográfico e os elementos de património arqueológico... onde se reencontra a história. Lousada é também rico em eventos culturais de que se destacam festas e romarias tradicionais e dispõem de equipamentos desportivos integrados em campeonatos de nível nacional e internacional como provas de Rallye e Karting, Tiro, Hipismo e Hóquei em Campo.
QUINTA DA TAPADA
Situada no verdejante Vale do Mesio, local de grande beleza paisagística onde o mundo rural predomina e a admiração pela natureza é mais expressiva, fica situada esta emblemática Quinta, do século XVIII. Nos seus 53 ha poderá ver pinheiros, cerejeiras, carvalho americano e outras árvores nobres.
RESTAURANTE QUINTA DE CEDOVEZAS
Situado na freguesia de Pias, este restaurante é o resultado da recuperação cuidada de uma antiga casa rural. Com uma decoração pensada para o bem-estar de quem o visita, não descurou as características rústicas locais, dando destaque à vida no campo. A qualidade dos seus pratos e do serviço prestado são bem visíveis, sendo de realçar, no primeiro caso, o bacalhau em crosta de broa ou o cabrito assado.
IGREJA DE SÃO LOURENÇO DE PIAS
Este edifício de estilo barroco, que foi iniciado em 1736 e concluído em 1739, evidencia uma arquitectura austera e muito formal, revelando até alguma vulgaridade construtiva. Apesar desta rigidez, a igreja implanta-se no espaço com equilíbrio e monumentalidade. A sua torre sineira, separada do corpo principal da igreja, é o elemento que quebra a monotonia do conjunto. Mas é internamente que se revela a real riqueza desta igreja. A sua magnífica talha barroca, de estilo joanino, os seus altares, a extraordinária qualidade da imaginária e os painéis de azulejos que cobrem a capela-mor, causam, efectivamente, um vivo efeito de deslumbramento.
Executado entre 1743 e 1744 pelo conceituado entalhador portuense Manuel da Costa de Andrade, o altar-mor é uma obra de qualidade superior, nada ficando atrás do que melhor então se fazia nos grandes centros políticos e culturais do país. O trabalho deste altar só veio a ficar concluído em 1753 quando se procedeu ao douramento da sua talha. Os altares laterais, da mesma época do principal, são também de excelente qualidade e terão sido executados, provavelmente, por um mestre da escola de Manuel da Costa de Andrade.
Soberba é, igualmente, a imaginária que recheia os altares. Desde logo, as imagens de São Bento e Santa Escolástica, colocadas lado a lado no altar-mor, cumprindo uma linguagem estética ainda do século XVII. Já de acordo com a gramática e o gosto do século XVIII encontramos as notabilíssimas imagens das Santas Mães e de Nossa Senhora, nos altares colaterais. Ambas evidenciam um movimento e um ritmo só ao alcance de artistas maiores. Destaque-se, ainda, o belíssimo São Roque e os anjos tocheiros em tamanho natural que ladeiam a mesa do altar.
SANTA ÁGUEDA E S. CRISTÓVÃO

Do património edificado fazem parte as capelas de Sta Águeda e de São Cristovão, com uma fonte datada de 1642 a que o povo atribui virtudes milagrosas.

A Capela de S. Cristóvão, fica situada no sopé da serra de Campelos, na freguesia de Sousela, concelho de Lousada, junto à nascente do Rio Mesio, que por sua vez dá nome ao Vale onde está situada (O Vale do Mesio).
Entre duas montanhas, como sendo: o Monte de S. Cristóvão, e a Serra de Campelos; a última das quais é uma das maiores serras do concelho e arredores de Lousada.
Junto à Capela de S. Cristóvão, e dentro do mesmo adro, existe uma outra capela, dimensões mais pequenas em honra de S. Águeda.
O ambiente que rodeia este lugar, é bastante acolhedor, permitindo assim, aos romeiros que aqui se deslocam, possam conviver de forma sadia, apreciando assim a natureza e a paz que envolve este local.
Muito perto da Capela de S. Cristóvão, nasce e corre o rio Mesio, que vai em direcção ao Sul, desaguar ao rio Sousa, que tem a sua Foz no rio Douro.

(Ditos, lendas e narrativas)
Tendo os Romanos invadido, a Península Ibero-Lusitana, mantiveram-se nesta região, por muitos anos, deixando vincada, como é óbvio, a sua passagem, ora como a serra de Campelos é o ponto mais alto do concelho de Lousada e arredores, era por isso mesmo, para os Romanos, um ponto de referência e de estratégia, para os meios de comunicação usados na época, a fim de poderem transmitir, sinais como sejam os de fumo e de fogo (tochas a arder). Aliás no tempo que decorre, esta serra ainda continua a ser ponto de referência e de estratégia, visto que no seu ponto mais alto, existe um posto de vigia.
Diz a lenda, que a Santa Águeda, por ser perseguida, quando jovem, pelos romanos, se refugiou nesta região, ao abrigo de algum familiar ou amigo.
Depois da sua morte, e porque foi exemplo vivo de santidade, o povo mandou construir, no ponto mais alto da serra de Campelos, uma pequena ermida em sua honra, para que dali a Santa velasse melhor pela vida dos habitantes deste vale.
Mas, entretanto - segundo a lenda - Santa Águeda não gostou do local escolhido por ser muito ermo e distante do povoado, e vinha então cá para baixo, junto ao rio chorar e pedir que lhe fizessem uma capela, mais perto do povoado.
O povo devoto, acabou por fazer-lhe a vontade, construindo uma nova capela aqui junto ao rio, mas desta vez deram-lhe por companhia S. Cristóvão, construindo uma capelinha dentro deste mesmo recinto.
Como Santa Águeda é advogada das mães sem leite, que aflitas lhe rogavam para que não lhes faltasse o leite, para amamentarem os filhos.
Por sua vez, S. Cristóvão é advogado do fastio, ouvia as preces dos pais que lhe rogavam saúde, para terem o pão que sustentava toda a família.
Há cerca de 25 anos, na Ermida, existiam vestígios no próprio local, que testemunhavam a existência, da mesma, tais como: as ombreiras das portas e a Pia Baptismal. Este facto é testemunhado ainda pelo povo da terra.
Todos estes ditos, lendas e narrativas, fazem parte da sabedoria popular, por isso a história e a lenda, estão sempre ligadas à cultura do povo e como tal devem ser sempre respeitadas.
QUINTA DE LOUROSA
A Quinta de Lourosa é uma propriedade familiar integrada na Rota dos Vinhos Verdes. Situada na freguesia de Sousela, Lousada, longe da azáfama citadina, é um local agradável para uns dias de descanso, onde poderá passear, conhecendo melhor a região e saboreando a gastronomia, bem como os vinhos da Quinta. Os 30Ha de Lourosa convidam-no a uma visita guiada às vinhas, adega e Turismo Rural, onde poderá provar e comprar vinhos e outros produtos da Quinta.

Outros:
Rota do Românico do Vale do Sousa
Animação – falar das festas e do Festival Tradicional
Teatro Jangada
Conservatório de Música do Vale do Sousa

Sem comentários: